Entrevista com Professor Fernando
26-08-2010 12:40Fiz perguntas simples! E nosso professor respondeu desta maneira, peço perdão por algum eventual erro!
telesur: - Se fosse aluno, teria interesse nos Jogos da ONU?
Sim, teria. Projetos que envolvem a reflexão social sempre chamaram minha atenção.
telesur: Gostaria de representar algum país no Jogo da ONU?
Se eu fosse participar como aluno, um dia, gostaria de fazer parte de uma ONG atuante, como foi o caso do aluno Wander, no ano passado, se não me engano.
telesur: - Este ano temos três comitês com os seguintes temas: Clonagem Humana, Guerra do Afeganistão e Bicombustíveis. Entre os temas Clonagem Humana e Guerra do Afeganistão, qual daria um melhor enredo para um livro?
- Clonagem Humana e Guerra do Afeganistão são bons temas para livros. Tanto que já fizeram obras mais ou menos nesse sentido, como Admirável Mundo Novo e O caçador de pipas, respectivamente.
telesur: - O Tema de um dos comitês do Jogo da ONU deste ano é Clonagem Humana. É um tema muito atual e gera muita discussão. A Igreja insiste em não permitir o uso da camisinha e querer interromper o processo de avanço que a ciência toma. A Clonagem, não é apenas para criar “clones”, é também para a solução de doenças graves. Você, como cidadão brasileiro, concorda com a posição da igreja?
Creio que a educação sexual, bem feita e esclarecida, é fundamental para o bem-estar da sociedade.
telesur: - O Afeganistão é palco de uma guerra que se arrasta há anos. Esta guerra deve se arrastar por mais anos? Você acha que os Estados Unidos e seus aliados querem mesmo trazer a paz para o mundo nessa busca interminável por terroristas? Ou querem na verdade petróleo, dinheiro e controle, que são coisas sempre muito cobiçadas pelo homem, como no livro “O Cortiço”, em que um personagem faz tudo por dinheiro.
Sou um inegável detestador das demagogias estadunidenses. Os EUA não olham para nada além de seu próprio umbigo, digo, bolso.
telesur: - A Literatura, por muitas vezes teve papel importante na política, fazendo críticas construtivas e inteligentes, como Gregório de Matos e Guerra fazia, nosso querido Boca do Inferno. Ele acabou sendo perseguido pelas pessoas que eram afetadas diretamente pelas suas críticas. Não sei se sabe, mas nós da teleSUR também somos perseguidos. No país livre e democrático que vivemos, nós podemos e temos voz como todos os outros. Não concorda?
Acho muito bonita a iniciativa que estão tomando, afirmando-se como cidadãos críticos, reflexivos e participativos.
telesur: - Os Jogos da ONU permitem a todos alunos do ensino médio e a alguns do 9° ANO, conhecer e expandir seu conhecimento sobre seu país, seja na área científica, nas áreas econômicas ou na área Literária/Humana. Existe algum país em especial que pode usar de inspiração seus poetas, escritores para se dar bem?
Os países africanos, creio eu, têm privilégio neste ponto, já que seus principais poetas estão, quase sempre, envolvidos em questões contemporâneas, políticas e sociais.
Por fim, agradeço a oportunidade e torço pelo sucesso da teleSUR.
_______________________________________________________________________________
Agradeço professor! De verdade, é dar mais voz para a teleSUR!
A Música, eu escolhi uma do Engenheiros!
Acredito serem mais poetizadas as músicas deles e escolhi a de um personagem da Literatura, O Dom Quixote.
Grande Abraço!
———
Voltar