Entrevista com a Suécia!
28-08-2010 11:20Já vai fazer duas semanas e eu não tinha postado!
Mas aí vai!
telesur: – A Suécia tem alguma relação não amigável? Qual a relação com Rússia?
A Suécia tem seguido, desde a Primeira Guerra Mundial, uma política exterior de não-alinhamento, em tempos de paz, e neutralidade, em tempos de guerra. Não tem nenhum inimigo declarado.
Porém, as relações entre Suécia e Rússia têm sido particularmente tensas. O ministro de relações internacionais da Suécia, Carl Bildt, também agitou as coisas com suas fortes críticas da breve luta entre a Rússia e a Geórgia. Bildt foi tão longe que comparou as ações da Rússia com as de Hitler. A iniciativa sueco-polonesa para criar uma nova União Européia, com "parceria oriental", iria ajudar a Europa a reforçar as suas relações com seis países do antigo bloco soviético. Esta é outra pedra no sapato da Rússia. Os russos também precisam de aprovação da Suécia para exportar seu gás para a Alemanha através do Mar Báltico. A Suécia está segurando o projeto, pois Estocolmo insiste em obter garantias ambientais provenientes da Rússia.
telesur: – Você concorda que os países africanos só têm os problemas que tem por culpa do neocolonialismo que a Europa praticou?
A Europa, no contexto de disputas imperiais, partilhou a África visando apenas o seu interesse econômico, o que fez com que muitas culturas e povos se juntassem involuntariamente em um país. Além da exploração de matérias-primas por outros países, os países africanos sofreram, e ainda sofrem, guerras civis devido às rivalidades entre seus povos. Portanto, é evidente que uma das principais causas do atraso no desenvolvimento da África foi o neocolonialismo.
telesur: – A economia da Suécia é uma das que mais se destacam na Europa. A última crise teve início nos Estados Unidos. Podemos dizer que o governo americano é o culpado por tantas perdas no mundo todo?
Os Estados Unidos têm uma dominação política, econômica e militar sobre todo o mundo. É influência para várias nações e ameaça para outras, pois suas posições e ações podem prejudicar outros países. O governo americano com sua política externa já causou grandes perdas, como a Guerra do Iraque. E os cidadãos americanos contribuem muito para degradação do meio ambiente com o excessivo consumo. No entanto, não devemos julgar os EUA como único culpado pela situação mundial ruim. O importante agora é buscar soluções para melhorá-lo, e não apontar vítimas ou culpados.
E sobre a economia da Suécia, ela serve também como exemplo para outros: recentemente, o ex-ministro das finanças da Suécia, Bo Lundgren, foi aos EUA detalhar como o país enfrentou a crise nos anos 90. Também serviu de parâmetro para o FMI tentar recuperar o fôlego das economias dos tigres asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan, Singapura e Hong Kong) no fim dos anos 90.
telesur: – A Suécia é membro da União Europeia desde 1995. Insistimos em não acreditar em uma união e unidade neste bloco. É possível confirmar a desunião da União Europeia?
A União Europeia está unida. E se alguns estão trocando ofensas, já devemos então começar a usar a diplomacia, visando a união e a discussão inteligente dos temas para que todos cheguem a um consenso do que realmente vamos defender.
telesur: – Os Suecos têm uma grande preocupação com as causas ambientais, com leis rígidas em relação a este, por isso há grande cuidado com as florestas em sua maioria temperada e de pinheiros. Enquanto isso, os Estados Unidos se recusam a assinar o Protocolo de Kyoto. O que tem a dizer sobre isso?
A Suécia é um dos países que mais consome energia por pessoa. Entretanto, as emissões de carbono são baixas em relação a outros países. Um sueco em média libera 5,8 toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera, em comparação com a média de 8,6 toneladas da UE e a média de 19,7 toneladas dos EUA. A razão para essa baixa taxa de emissão é que cerca de 90% da produção de eletricidade na Suécia provêm de energia nuclear e energia hidrelétrica, nenhuma das quais gera emissões de carbono. As usinas de co-geração, ou usinas de aquecimento e energia combinadas, representam mais 10% da produção e são predominantemente alimentadas por biocombustíveis.
Enquanto alguns países são ecologicamente corretos (ou tentam ser), outros não se comprometem com isso, uma coisa essencial no mundo atual. Devemos estar cientes de que o Protocolo de Kyoto realmente afeta a economia de todo o mundo, principalmente das maiores potências. Porém, todos sabem que os problemas ambientais estão cada vez mais presentes e medidas precisam ser tomadas, e mesmo assim ainda existem países que não assinam este protocolo. Nos EUA, apesar do governo não assiná-lo, alguns donos de indústrias, municípios e estados pesquisam como diminuir seus impactos no meio ambiente sem afetar a economia.
telesur: – Você lê nosso blog?
Sim, estamos sempre à espera das notícias e entrevistas.
telesur: – Vê algum problema na existência da teleSUR?
Talvez as outras imprensas possam sentir-se ameaçadas, já que a teleSUR está fazendo sucesso tanto pela polêmica do anonimato quanto pelo próprio conteúdo. Já em relação às delegações de países, está nos ajudando muito.
telesur: – Tem alguma sugestão?
Não.
telesur: – Qual nota você dá para o blog?
10. Já falaram dos erros de ortografia, mas acho que não merecem uma nota menor por isso.
telesur: – Tem alguma música que você quer no seu post?
Falando em música sueca, imediatamente lembramos do fenômeno ABBA. Então, terminamos com uma música do grupo, e na língua sueca!
https://www.youtube.com/watch?v=uloRkQaehS0
________________________________________________________________
Como pedido , irei postar a música do ABBA!
Parabéns para vocês! De verdade! Até a maneira em que me mandaram a entrevista foi diferente, tudo organizadinho,certinho, com emblema e etc, tenho certeza que irão bem no jogo
AVANTE!
Agradeço a força, o apoio e desejo sorte para vocês no jogo...
———
VoltarAbba - S.O.S
desculpem se não for na mesma versão!